Alexandre Gaudêncio anuncia projeto “Zero Waste”

O candidato social-democrata à autarquia ribeiragrandense, Alexandre Gaudêncio, propõe avançar com o projeto “Zero Waste” que visa a redução de resíduos e a implementação de boas práticas ambientais junto da população.

«O “Zero Waste” passa precisamente por pôr em prática um plano de lixo zero e, em seu lugar, proceder-se à reutilização do mesmo para compostagem”, afirmou o candidato do PPD/PSD.

Alexandre Gaudêncio pretende avançar com o projeto piloto em bairros sociais e explica que o processo passa por se criar um centro de compostagem e com a ajuda dos técnicos camarários far-se-á uma sensibilização junto dos moradores no sentido de se aproveitar os resíduos orgânicos na produção de composto. Este servirá como fertilizante na introdução do programa hortas comunitárias.

«Queremos, pois, contribuir para o futuro da consciência ambiental e para a figura de um cidadão sustentável no município ribeiragrandense», argumentou Gaudêncio.

Alexandre Gaudêncio, atual edil da Câmara Municipal da Ribeira Grande, candidata-se a um segundo mandato à frente da autarquia.

Consta no seu manifesto eleitoral um capitulo dedicado ao “Ambiente”, no qual se integram medidas como: dotar os principais pontos turísticos do concelho com recipientes para a Recolha Seletiva de Resíduos; criar um Ecocentro de forma a permitir o depósito de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e veículos em fim de vida; construir uma rede de ligação de águas residuais do centro da cidade para a ETAR em funcionamento; adaptar espaços abandonados em Zonas Verdes e criar um Centro Interpretativo da Geotermia nas Caldeiras da Ribeira Grande.

O candidato do PPD/PSD quer assim “colocar o concelho e as suas 14 freguesias no centro da consciência ambiental” e fazer da Ribeira Grande um “concelho mais verde”.